Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VW Gol Geração V 4P 1.6 2010



Este Gol é similar ao que eu dirigi.


km inicial do teste – cerca de 12.000 km
km rodados – mais de 500 km
Local do teste – Porto Alegre, Gramado e Canela - Nov/10
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas (Rio Grande do Sul)

Na direção – A direção (hidraulicamente assistida) é leve e direta, permite manobras rápidas, mas é pouco progressiva e fica leve demais em altas velocidades. A posição de dirigir é razoável, com regulagem de altura do banco do motorista. Nas baixas velocidades o rodar é macio, silencioso e agradável, já nas altas, o nível de ruído sobe muito e fica desconfortável.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.6 litros, flex, é herança de uma família de motores que chegaram ao Brasil com os velhos Passats. Não surpreendente, mas também não decepciona, é adequado para o peso do carro. O câmbio é bem escalonado, mas a quinta parece longa demais para o torque disponível no motor. É econômico para um motor 1.6.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é bastante firme, sem ser desconfortável, coerente com a proposta do carro, e ainda é robusta. A suspensão como um todo foi bem adaptada para nosso padrão de ruas, mesmo depois de muitos quilômetros rodados, continuava justa, segura e silenciosa. A carroceria é rígida e bem casada com o sistema de suspensão. Denota um projeto moderno e otimizado neste aspecto.

Do acabamento e conforto – O acabamento é simples e bom, os bancos são duros, ambos ao estilo da marca. Os materiais são de boa qualidade, mas o tecido dos bancos tem aparência pobre para a categoria de preço deste carro. A vida a bordo é agradável, desde que os ocupantes não tenham mais de 1,80 metros. Não há firulas eletrônicas, esperadas para um carro de seu preço. O rádio é opcional, não há controle digital para o ar condicionado. Falta também um computador de bordo.

Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio, robusto e econômico. Bom projeto da carroceria, bem casado com a suspensão. Bom preço de revenda.

Pontos fracos – Preço do carro 0 km. Pouco espaço no banco traseiro. Porta-malas muito pequeno, menor que os de seus concorrentes diretos.