km inicial do teste – 0 km
km rodados – mais de 20.000 km
Local do teste – Rio de Janeiro, Mai/2009 a Out/2010
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas do Rio de Janeiro.
Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, permitindo manobras rápidas e precisas. Transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, bastante elevada, mas sem regulagem de altura do banco do motorista e da coluna. O rodar é macio, acima da média dos demais com a mesma proposta de carro popular.
Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.0 litros , é muito bem acertado, silencioso e estável, “empurra” bem o Palio. Está bem casado com o câmbio e coerente com o peso e a proposta do carro. O câmbio de cinco marchas, bem escalonado, ajuda a tirar o máximo do motor flex. O motor, que foi ajustado para a economia, anda melhor com álcool, o re-mapeamento do sistema de injeção e ignição foi eficiente e o carro não perdeu desempenho, mesmo tendo ficado bem mais econômico. Neste modelo, o útil “econômetro” analógico no painel contribui para uma condução ambientalmente correta.
Da suspensão e do chassis – A suspensão é macia no início do curso e firme no final. É bastante confortável, mas nas curvas transmite um balanço que pode incomodar aos mais sensíveis. Nenhuma manutenção se fez necessária, além da revisão programada.
Do acabamento e conforto – O acabamento é simples, com revestimentos plásticos de boa qualidade. O nível de ruído é baixo para a categoria. A vida a bordo é amenizada pelo bom layout interno e pelo pacote Celebration (ar condicionado, direção hidráulica, limpador traseiro, vidros elétricos, etc). Esta versão de duas tem portas grandes e o acesso é fácil. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há firulas eletrônicas (chave codificada e temporizador da luz interna). Há versões mais caras com acabamento, amenidades e preços superiores.
Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio de bom acerto e desempenho. Bom acabamento e layout internos. Preço competitivo do carro 0 km , mesmo com pacote de acessórios. Bom preço de revenda.
Pontos fracos – “Roll” da carroceria nas curvas, que balança no curso inicial da suspensão. Seguro alto, já que é muito visado pelos ladrões (principalmente a versão de quatro portas). Chave codificada, não é barreira para os ladrões “profissionais”, o carro foi furtado estacionado. Muitos pequenos problemas foram observados (e resolvidos) na revisão de garantia (10.000 km ), a saber:
Travas elétricas não funcionavam;
Bancos dianteiros frouxos e trava do banco do passageiro quebrada;
Difusor de ar direito não abria (desde 0 km );
Barulho na parte inferior dianteira (peito de aço solto);
Suspensão dianteira requerendo aperto geral;
Coifa da alavanca de câmbio com moldura solta.
Colaboração: Vitor Lopes Martins