Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Fiat Palio Fire Celebration 1.0 litros 2P 2010





km inicial do teste – 0 km
km rodados – mais de 20.000 km
Local do teste – Rio de Janeiro, Mai/2009 a Out/2010
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas do Rio de Janeiro.

Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, permitindo manobras rápidas e precisas. Transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, bastante elevada, mas sem regulagem de altura do banco do motorista e da coluna. O rodar é macio, acima da média dos demais com a mesma proposta de carro popular.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.0 litros, é muito bem acertado, silencioso e estável, “empurra” bem o Palio. Está bem casado com o câmbio e coerente com o peso e a proposta do carro. O câmbio de cinco marchas, bem escalonado, ajuda a tirar o máximo do motor flex. O motor, que foi ajustado para a economia, anda melhor com álcool, o re-mapeamento do sistema de injeção e ignição foi eficiente e o carro não perdeu desempenho, mesmo tendo ficado bem mais econômico. Neste modelo, o útil “econômetro” analógico no painel contribui para uma condução ambientalmente correta.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é macia no início do curso e firme no final. É bastante confortável, mas nas curvas transmite um balanço que pode incomodar aos mais sensíveis. Nenhuma manutenção se fez necessária, além da revisão programada.

Do acabamento e conforto – O acabamento é simples, com revestimentos plásticos de boa qualidade. O nível de ruído é baixo para a categoria. A vida a bordo é amenizada pelo bom layout interno e pelo pacote Celebration (ar condicionado, direção hidráulica, limpador traseiro, vidros elétricos, etc). Esta versão de duas tem portas grandes e o acesso é fácil. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há firulas eletrônicas (chave codificada e temporizador da luz interna). Há versões mais caras com acabamento, amenidades e preços superiores.

Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio de bom acerto e desempenho. Bom acabamento e layout internos. Preço competitivo do carro 0 km, mesmo com pacote de acessórios. Bom preço de revenda.

Pontos fracos – “Roll” da carroceria nas curvas, que balança no curso inicial da suspensão. Seguro alto, já que é muito visado pelos ladrões (principalmente a versão de quatro portas). Chave codificada, não é barreira para os ladrões “profissionais”, o carro foi furtado estacionado. Muitos pequenos problemas foram observados (e resolvidos) na revisão de garantia (10.000 km), a saber:

        Travas elétricas não funcionavam;
        Bancos dianteiros frouxos e trava do banco do passageiro quebrada;
        Difusor de ar direito não abria (desde 0 km);
        Barulho na parte inferior dianteira (peito de aço solto);
        Suspensão dianteira requerendo aperto geral;
        Coifa da alavanca de câmbio com moldura solta.


Colaboração: Vitor Lopes Martins