Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Posso lavar o motor do meu carro?


Não lave seu motor, a não ser que algo muito anormal tenha acontecido.

Lavar o motor com jatos de água pode danificar os circuitos e sensores eletro-eletrônicos que participam do funcionamento do seu motor. Mesmo protegendo as partes mais visíveis (o computador de controle de injeção e ignição, por exemplo) você poderá danificar partes menos flagrantes, como sensores de temperatura e pressão.

Caso tenha ocorrido um fato inusitado e seu motor foi inundado por sujeira, opte por uma limpeza com pano úmido. Se jogar água for mandatório, isole a admissão de ar e as caixas dos circuitos eletrônicos e use um jato de água de baixa pressão (aquele jato forte do posto deve ser evitado ao limite).

Em tempo, quando falei sobre “lavagem” do motor num outro artigo (fluxo de gases), acabei por causar confusão e suscitar esta dúvida, que é respondida aqui, sobre limpeza do motor.