Primeiro vamos esclarecer, estamos falando de motores quatro cilindros. Nos de 16 válvulas, por cilindro, há duas válvulas de admissão e duas válvulas de exaustão (ou escapamento). Já nos motores de oito válvulas, há uma válvula de admissão e uma válvulas de exaustão por cilindro.
Via de regra, os motores de quatro válvulas por cilindro, tem melhor lavagem do motor (vide artigo técnico a respeito neste blog), o que favorece a performance. Quando o sistema de comando de válvulas é fixo, estes motores normalmente estão ajustados para operar em altas rotações, favorecendo à performance nestes regimes.
Já os motores de oito válvulas, costumam apresentar uma disponibilidade de torque elevado numa faixa mais larga de rotações, o que favorece ao conforto de condução, já que serão exigidas menos trocas de marcha.
Motores mais caros e tecnologicamente mais evoluídos, tem comando de válvulas variável, o que acaba por unir as vantagens dos dois sistemas (de oito e de 16 válvulas).
Vou voltar a este assunto de forma mais detalhada. Aguarde.