Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Motor de 16 válvulas é melhor que de 8 válvulas?


Esta é uma pergunta simples, mas a resposta é complicada.

Primeiro vamos esclarecer, estamos falando de motores quatro cilindros. Nos de 16 válvulas, por cilindro, há duas válvulas de admissão e duas válvulas de exaustão (ou escapamento). Já nos motores de oito válvulas, há uma válvula de admissão e uma válvulas de exaustão por cilindro.

Via de regra, os motores de quatro válvulas por cilindro, tem melhor lavagem do motor (vide artigo técnico a respeito neste blog), o que favorece a performance. Quando o sistema de comando de válvulas é fixo, estes motores normalmente estão ajustados para operar em altas rotações, favorecendo à performance nestes regimes.

Já os motores de oito válvulas, costumam apresentar uma disponibilidade de torque elevado numa faixa mais larga de rotações, o que favorece ao conforto de condução, já que serão exigidas menos trocas de marcha.

Motores mais caros e tecnologicamente mais evoluídos, tem comando de válvulas variável, o que acaba por unir as vantagens dos dois sistemas (de oito e de 16 válvulas).

Vou voltar a este assunto de forma mais detalhada. Aguarde.