Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

O que é o câmbio CVT ?


A caixa automática CVT (sigla em inglês para Transmissão Continuamente Variável) é completamente diferente das caixas manuais (com engrenagens helicoidais) e das automáticas (com engrenagens planetárias), pois ela não tem engrenagens para compor as relações de marchas, estas são feitas (simplificando ao limite) por dois cones dispostos em posição invertida e ligados por uma cinta, que percorre as superfícies dos dois cones, alterando continuamente as relações de marcha.

No Brasil, o primeiro carro a adotar o câmbio CVT foi o Honda FIT (2003/2004), mas a tecnologia era conhecida nas indústrias automobilística e motociclística (adotado em algumas scooters) há anos. Já na indústria têxtil, as transmissões CVT são usadas há décadas em teares de alta produtividade.