Imagens de um Palio igual ao que dirigi.
km inicial do teste – cerca de
km rodados – cerca de 100 km
Local do teste – Brasília, Set/2010
Cenário de teste – cidade e vias expressas em Brasília.
Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, permitindo manobras rápidas e precisas. Transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, bastante elevada. O rodar é macio, coerente com sua categoria, que poderíamos chamar de “popular premium”.
Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.4 litros , é muito bem acertado, silencioso e estável, “empurra” bem o Palio. Está bem casado com o câmbio e coerente com o peso e a proposta do carro. O câmbio de cinco marchas é bem escalonado. O motor foi ajustado para a economia. O desempenho pode decepcionar quem já dirigiu um motor 1.0 da mesma família. No uso em cidade, as diferenças entre os dois motores são sutis e aparecem mais claramente só nas retomadas de velocidade em marchas longas.
Da suspensão e do chassis – A suspensão é macia no início do curso e firme no final. É bastante confortável, mas nas curvas transmite um balanço que pode incomodar aos mais sensíveis. Dirigido sem pretensões esportivas, o conjunto transmite boa sensação ao motorista.
Do acabamento e conforto – O acabamento é bem cuidado, com revestimentos plásticos de boa qualidade. O painel tem desenho agradável, com encaixes justos. O nível de ruído é baixo, coerente para a categoria. A vida a bordo é facilitada pelo bom layout interno e materiais agradáveis ao toque e à visão. O conjunto é harmônico. O acesso é fácil, as portas abrem em bom ângulo. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há algumas firulas eletrônicas (chave codificada, follow-me no farol e temporizador da luz interna).
Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio com bom acerto. Bom acabamento e layout interno. Economia de combustível.
Pontos fracos – “Roll” da carroceria nas curvas, que balança no curso inicial da suspensão. Seguro alto, já que é muito visado pelos ladrões (principalmente nesta versão de quatro portas). Chave codificada já não é barreira para os ladrões “profissionais”.