Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Fiat Palio ELX 4P 1.4 2009



Imagens de um Palio igual ao que dirigi.

km inicial do teste – cerca de 20.000 km
km rodados – cerca de 100 km
Local do teste – Brasília, Set/2010
Cenário de teste – cidade e vias expressas em Brasília.

Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, permitindo manobras rápidas e precisas. Transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, bastante elevada. O rodar é macio, coerente com sua categoria, que poderíamos chamar de “popular premium”.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.4 litros, é muito bem acertado, silencioso e estável, “empurra” bem o Palio. Está bem casado com o câmbio e coerente com o peso e a proposta do carro. O câmbio de cinco marchas é bem escalonado. O motor foi ajustado para a economia. O desempenho pode decepcionar quem já dirigiu um motor 1.0 da mesma família. No uso em cidade, as diferenças entre os dois motores são sutis e aparecem mais claramente só nas retomadas de velocidade em marchas longas.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é macia no início do curso e firme no final. É bastante confortável, mas nas curvas transmite um balanço que pode incomodar aos mais sensíveis. Dirigido sem pretensões esportivas, o conjunto transmite boa sensação ao motorista.

Do acabamento e conforto – O acabamento é bem cuidado, com revestimentos plásticos de boa qualidade. O painel tem desenho agradável, com encaixes justos. O nível de ruído é baixo, coerente para a categoria. A vida a bordo é facilitada pelo bom layout interno e materiais agradáveis ao toque e à visão. O conjunto é harmônico. O acesso é fácil, as portas abrem em bom ângulo. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há algumas firulas eletrônicas (chave codificada, follow-me no farol e temporizador da luz interna).

Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio com bom acerto. Bom acabamento e layout interno. Economia de combustível.

Pontos fracos – “Roll” da carroceria nas curvas, que balança no curso inicial da suspensão. Seguro alto, já que é muito visado pelos ladrões (principalmente nesta versão de quatro portas). Chave codificada já não é barreira para os ladrões “profissionais”.