Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Qual o melhor motor, o flex, o movido a gasolina ou o movido a álcool ?


Resposta difícil, pois cada um tem suas vantagens e desvantagens. Um motor flex pode rodar com qualquer proporção de gasolina e álcool, portanto, não está otimizado para nenhum dos dois combustíveis, ou sequer para uma mistura específica. Ele tem a vantagem de oferecer ao motorista a possibilidade de escolher o combustível mais econômico, ou o de melhor performance, ou ainda o disponível numa situação de emergência.

Já um motor movido a gasolina foi otimizado para queimar este combustível e, portanto, pode tirar todos os benefícios das características deste combustível, como, por exemplo, o alto poder calorífico.

Já um motor movido a álcool foi otimizado para queimar este combustível e, portanto, pode tirar todos os benefícios das características do etanol (no caso do Brasil), como, por exemplo, a alta resistência à detonação por pressão, o que permite, desde seu projeto, elevar sua taxa de compressão, o que lhe confere melhor desempenho, se comparado aos motores a gasolina ou os multi-combustíveis (flex).