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domingo, 4 de dezembro de 2011

Honda Fit 1.4 LX 2004




km inicial do teste – 0 km
km rodados – mais de 50.000 km
Local do teste – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - Maio/03 a Fev/09
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas.

Na direção – A direção (eletricamente assistida) é leve e direta, a sensação é de segurança em curvas. A posição de dirigir é boa, bem elevada, com regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção. Nas baixas velocidades o rodar é macio, silencioso e agradável, já nas altas, os pneus Pirelli provocam ruído de baixa freqüência, que incomoda.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.3 litros, é surpreendente para o seu tamanho, é muito silencioso, vibra pouco, com casamento perfeito com o projeto do carro. O câmbio, muito bem escalonado ajuda a tirar o máximo do motor. É nitidamente um conjunto pensado ao mesmo tempo, onde tudo se encaixa e funciona afinado. Nas curvas, pode ser tocado como carro esporte, ele não decepciona. É extremamente econômico, só podendo ser comparado, neste aspecto, a alguns carros menores e menos sofisticados.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é bastante firme, sem ser desconfortável, coerente com a proposta do carro, e ainda é robusta. A suspensão como um todo foi bem adaptada para nosso padrão de ruas, mesmo depois de muitos quilômetros rodados, continuava justa, segura e silenciosa. A carroceria é rígida e bem casada com o sistema de suspensão.

Do acabamento e conforto – o acabamento é muito bem cuidado, bem ao estilo japonês. Os materiais são de boa qualidade, mas o aspecto é espartano. A vida a bordo é muito fácil, bancos que se dobram em várias posições, portas grandes e acesso fácil. A sensação a bordo é agradável, ajudada pelo bom espaço interno e silencio ao rodar. Não há firulas eletrônicas, nem rádio, não há controle digital para o ar condicionado. Falta também um computador de bordo simples (já presente em versões mais atuais do Fit).

Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio, robusto e econômico. Bom acabamento, grande espaço interno, acesso fácil. Banco traseiro com grande flexibilidade de configurações para carga. Preço de revenda.

Pontos fracos – Difícil achar defeitos relevantes no Fit. Preço do carro 0 km. Reflexo do painel no pára-brisa incomoda o motorista nos dias de sol. Soldas aparentes nas molduras das portas são incoerentes com o acabamento geral do carro. Aparência espartana do interior.