Esta dúvida é recorrente e a pergunta me foi feita pelo meu amigo Paulo, que costuma dirigir carros automáticos nos Estados Unidos.
Os números indicam as marchas que o carro poderá usar. No 1, só a primeira funciona, na 2 só a segunda e na 3 funcionam todas, de primeira a terceira (em alguns poucos carros no 3 é fixada só a terceira).
No D (de Drive) todas as marchas são usadas pelo sistema de transmissão.
E para quê serve esta seleção “forçada” de marchas?
Nas caixas automáticas, ao descer uma ladeira, o sistema interpreta a baixa carga e seleciona a marcha mais alta (quarta, por exemplo) e neste caso o carro fica com pouco freio motor, o que sobrecarrega os freios e reduz a segurança da descida.
Para isto existem as opções de seleção, para que o carro desça a ladeira com a marcha adequada e de forma segura.
O sistema funciona também para os casos onde a caixa fica “na dúvida” entre uma marcha e outra, situação comum em subidas de serra e neste caso, o motorista pode optar pela marcha mais baixa e acabar com a “indecisão” do sistema.