Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Para que servem os números 1, 2, e 3 no seletor do câmbio automático ?

Esta dúvida é recorrente e a pergunta me foi feita pelo meu amigo Paulo, que costuma dirigir carros automáticos nos Estados Unidos.

Os números indicam as marchas que o carro poderá usar. No 1, só a primeira funciona, na 2 só a segunda e na 3 funcionam todas, de primeira a terceira (em alguns poucos carros no 3 é fixada só a terceira).

No D (de Drive) todas as marchas são usadas pelo sistema de transmissão.

E para quê serve esta seleção “forçada” de marchas?

Nas caixas automáticas, ao descer uma ladeira, o sistema interpreta a baixa carga e seleciona a marcha mais alta (quarta, por exemplo) e neste caso o carro fica com pouco freio motor, o que sobrecarrega os freios e reduz a segurança da descida.

Para isto existem as opções de seleção, para que o carro desça a ladeira com a marcha adequada e de forma segura.

O sistema funciona também para os casos onde a caixa fica “na dúvida” entre uma marcha e outra, situação comum em subidas de serra e neste caso, o motorista pode optar pela marcha mais baixa e acabar com a “indecisão” do sistema.