Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Usar só gasolina num carro flex faz o carro bater pino?


Certamente não! Mas para você entender bem a história, vou contar a questão que me trouxe hoje a minha colega Cris.

Ela tem um Ford Ka 1.6, flex e percebeu que o carro estava batendo pino. Levou o carro na concessionária e o “especialista” (recepcionista, consultor ou qualquer outro qualificativo) disse a ela que “como ela só abastecia com gasolina e o carro era flex, o motor acabava batendo pino”.

Quem bateu pino foi ele!

Várias são as razões que podem levar um carro a bater pino, ou a pré-detonar, para os que já conhecem o assunto (veja Artigo Técnico Combustíveis deste blog), mas certamente usar só gasolina num carro flex não está entre elas.

Gasolinas de má qualidade podem causar este fenômeno. Sistema de injeção ou ignição com problema idem. O super aquecimento do motor também, assim como vários outros fatores. Para saber a real causa é necessária uma investigação cuidadosa, pois a pré-detonação pode causar sérios problemas colaterais, como danos aos pistões e à câmara de combustão.

Como primeira medida, sugeri que ela consumisse toda a gasolina do tanque e abastecesse (com gasolina) num posto de confiança (um BR com o selo “de olho no combustível” é uma boa opção) e então observar o comportamento do carro, assim já poderemos eliminar algumas das possibilidades de geração do defeito. Se ela fizer e me contar o resultado, compartilho com você.